Nossa História
Fundada em 07 de novembro de 1954, a Igreja Presbiteriana de Salinas foi a primeira
Igreja Evangélica a se instalar na região. Essa instalação ocorreu como fruto do trabalho
missionário de evangélicos provindos, principalmente, da América do Norte. Desde o início da
sua atuação, a Igreja Presbiteriana de Salinas tem participado de alguns aspectos importantes
como agente de transformação social.
Dentre esses aspectos, destacou-se a destinação, durante vários anos, da estrutura de sua
casa pastoral para o funcionamento da Policlínica Salinense. Isso aconteceu em uma época de
dificuldades, minimizando assim o sofrimento de muitos salinenses que careciam de tratamento
adequado. Nas dependências da Igreja Presbiteriana, foi criada a escola evangélica de Salinas,
que funcionou por um tempo e, posteriormente, foi anexada à escola estadual, atualmente
conhecida como Estadual José Miranda.
Em 1991, nasceu o atual Colégio Presbiteriano de Salinas, que sempre funcionou tendo
como estrutura física o prédio da referida Igreja. Essa instituição trouxe para o município
melhores condições de ensino, contribuindo significativamente para a educação de várias
pessoas. Muitas dessas pessoas hoje se referem ao colégio como de fundamental importância
em suas formações e trajetórias educacionais.
O Colégio Presbiteriano de Salinas fez parte do trabalho da Associação Evangélica
(SOPEASS), que foi criada em 29 de abril de 1987. A finalidade dessa associação era prestar
serviços de qualidade à população salinense nas áreas de educação e assistência social. Além
disso, caracterizou-se como uma instituição de cunho evangelístico, uma vez que também
objetivava a assistência espiritual a todos os atendidos, considerando-a fundamental para o
desenvolvimento individual e social.
A fundação do Colégio aconteceu no final do ano de 1990, e o funcionamento teve início
em 1991 nas instalações da Igreja Presbiteriana de Salinas. O Colégio começou com cinco
professores, uma supervisora, dois funcionários e apenas 20 alunos matriculados. Ao final desse
8 ano letivo, o Colégio já contava com 67 alunos, demonstrando um crescimento significativo em
sua primeira fase de atividades.
Quando iniciou suas atividades, o Colégio não atendia alunos da 5ª a 8ª série, mas passou
a atendê-los em 1993, diante dos pedidos de vários pais. Seu primeiro diretor foi o professor
Eurico Hélcio Sarmento, que permaneceu no cargo até o ano de 1997. Em 1997, teve início o
Projeto de Natal, que envolveu apresentações musicais dos alunos da Educação Infantil ao 5°
ano do ensino Fundamental I.
No ano de 1998, o Dr. Joel Fontes de Souza, presbítero da Igreja Presbiteriana, assumiu
a direção, onde permaneceu por um ano. Em 1999, a direção foi assumida, a convite do
Conselho Deliberativo, pelo Pastor José Silva Lapa, que havia participado da fundação da
instituição. À medida que o Colégio crescia, começou a faltar espaço nas instalações da Igreja,
levando ao lançamento da pedra fundamental para a construção da sua sede própria no ano de
1999.
No mesmo ano, ocorreu a implantação do Ensino Médio, também a pedido dos pais,
com 12 alunos matriculados na 1ª série. Em 1999, também teve início os cursos de Magistério
de 1ª a 4ª série, e a primeira turma concluiu o curso em um ano. Essa turma teve 80 concluintes
de várias cidades circunvizinhas, além de Salinas, enquanto outra turma concluiu o curso em
dois anos, com 28 alunos.
Neste ano, também foi iniciado o desenvolvimento cívico com o primeiro desfile no dia
Sete de Setembro, envolvendo todos os alunos do Colégio. Este projeto cívico, que atualmente
é uma das maiores tradições da instituição, culmina em um desfile muito aplaudido pela
organização e empreendedorismo da direção e dos profissionais envolvidos. Em 2000, a partir
do início do ano letivo, ocorreu a mudança das instalações do Colégio para sua sede própria.
O atual prédio foi projetado para oferecer conforto a alunos e funcionários, e, já no ano
de 2002, ocorreu a realização do curso Técnico em Informática, contando com uma turma de
11 alunos concluintes.
Em 05 de julho de 2003, a Igreja Presbiteriana de Salinas passou a
assumir o lugar da SOPEASS – Sociedade Presbiteriana de Ensino e Assistência Social de
9 Salinas como mantenedora do Colégio. Em 2011, teve início o Curso Técnico em Mineração,
com uma turma e cinco concluintes.
Durante todo este tempo, as atividades planejadas e a qualidade do ensino almejada
sempre deixaram espaço para o envolvimento da família. Isso inclui o aprimoramento do
educando como pessoa humana, a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual
e do pensamento crítico.
Atualmente, o Colégio Presbiteriano de Salinas tem, como sua marca
registrada, o crescimento constante, atendendo alunos do Mini Maternal ao Ensino Médio.
Esse crescimento é facilitado pela parceria com um dos melhores sistemas de ensino do
país, o Sistema Mackenzie de Ensino (SME), implantado desde o ano de 2022. O Colégio é
amplamente elogiado e respeitado como a maior e mais completa instituição de ensino privada
da cidade. Além disso, conta com uma tradição de aprovação nos vestibulares de diversas
universidades brasileiras, solidificando sua reputação na educação local.
Nossa Missão
Garantir uma educação de alta qualidade às crianças, adolescentes, jovens e adultos, assegurando aos mesmos, condições de se desenvolverem integralmente mediante o exercício da autonomia, cooperação e a corresponsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos, bem como, o exercício da cidadania para transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais; e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira, por meio do ensino, da cultura, do esporte e da fé reformada.
Nossa Visão
A visão do Colégio Presbiteriano de Salinas é ser reconhecido a nível mundial, como uma escola que ofereça a mais completa formação a seus educandos, nas competências e habilidades, garantindo um alto nível de aprendizagem para que possam ingressar em qualquer universidade.
Finalidade
Garantir excelência em educação a todos os educandos do Colégio Presbiteriano de Salinas, proporcionando formação de cidadãos solidários, éticos, criativos e com domínio das competências e habilidades cognitivas.